sexta-feira, 27 de março de 2009

Partilha pedagógica

As definições legais actuais do estágio pedagógico obrigam a uma maior cumplicidade não só entre os estagiários de um mesmo núcleo mas entre estes e o seu orientador pedagógico.
O facto dos estagiários não terem uma turma mas leccionarem a(s) turma(s) do orientadores, pelas quais o segundo é responsável, convida a uma maior participação do orientador em todas as actividades lectivas do estagiário, não só nas suas aulas mas também no planeamento e preparação das mesmas.
Por outro lado, muitas vezes as turmas são partilhadas por dois ou mais estagiários o que obriga a um trabalho conjunto entre eles de forma a facilitar a sequência lógica das matérias e uniformidade das avaliações.
Os traços legais apontam, assim, para uma intensa partilha pedagógica mas, será que ela existe?
Os estagiários preparam as suas aulas em conjunto?
O orientador intervém nessa preparação?
A avaliação dos alunos é realizada e discutida por todos?
Com certeza que sim em alguns núcleos e de certeza que não em outros?
E porquê?
Há utilidade nessa partilha?
Deverá essa partilha existir ou não?
Deverá essa patilha servir de base ao trabalho de todos os professores ou apenas dos estagiários?
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