quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Bem-vindos ao "estágio pedagógico" !

O início do trabalho de campo da minha dissertação de mestrado na linha da formação de professores levou-me a um profundo processo de reflexão. É esse processo que eu quero partilhar com todos e que estou à espera que realizem também sobre o vosso estágio pedagógico e partilhem connosco.

Eu fiz o meu estágio pedagógico após 4 anos de licenciatura e tendo ao meu cuidado e responsabilidade duas turmas, uma de 9º ano e outra de 10º. Hoje em dia os estágios pedagógicos de 3º ciclo e secundário são diferentes. Os estagiários já não são responsáveis pelas suas turmas pois limitam-se a fazer regências nas turmas dos orientadores num processo mais próximo ao das práticas pedagógicas realizadas pelos professores de 1º ciclo e educadores de infância (mas concentrado na fase final da licenciatura). Brevemente, com a total conversão das licenciaturas no processo de Bolonha, os estágios vão novamente alterar-se.

Neste espaço, espero um conjunto de reflexões sobre experiências passadas mas também anseios, esperanças e receios daqueles que ainda vão iniciar a experiência da prática pedagógica.

Todos são bem-vindos!