terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Diferentes licenciaturas ... diferentes estágios!

O estágio pedagógico realizado pelos estudantes das licenciaturas em ensino que os habilitam a leccionar no 3º ciclo e ensino secundário são coordenados pelos departamentos responsáveis pelas respectivas licenciaturas. Assim, o departamento de matemática coordena o estágio em ensino da matemática, o departamento de educação física e desporto coordena o estágio em ensino de educação física, os departamentos de física e química coordenam o estágio em ensino da química (que incorpora o ensino da física porque as disciplinas estão anexadas nos ensinos básico e secundário) ... E estes são apenas alguns exemplos. Devido à dispersão de coordenações, a experiência do próprio estágio pedagógico é completamente diferente para os futuros professores das diferentes áreas curriculares. Em algumas, existe uma perfeita coordenação e trabalho conjunto entre a universidade e a escola onde os estagiários leccionam, em outros, o orientador da universidade quase não vai à escola. Em alguns, o orientador científico tem contactos frequentes com os estagiários e os orientadores pedagógicos, em outros, eles só se encontram nas aulas assistidas para avaliação dos segundos pelos primeiros. Em alguns estágios, há uma definição da quantidade e tipo de tarefas a realizar pelos estagiários, em outros, cada núcleo decide por si.
Se estivermos falando de licenciaturas disponibilizadas por uma mesma universidade, como se justifica esta falta de uniformidade? E como se pode colmatá-la? Formando uma comissão transversal? Fomentando a colaboração dos diferentes coordenadores de estágio? Traçando linhas orientadoras gerais?
Mas ... será desejável essa uniformidade?
Deixo aqui as questões para minha e vossa reflexão.
Bom trabalho a todos!

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