quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Um ano de muito trabalho

O ano de estágio pedagógico para os futuros docentes de 3º ciclo e secundário é, sem dúvida, um ano muito trabalhoso. Independentemente das trabalhos definidos pelas Universidades e pelos orientadores científico e pedagógico, a verdade é que, acima de tudo, é o ano em que se estabelece, na maioria dos casos, o primeiro contacto entre os estagiários e a escola.
São solicitados planos de aula sem que os estagiários saibam, na maioria dos casos, os pré-requisitos adquiridos pelos alunos nos níveis escolares anteriores. São solicitadas preparações de aula sem que os estagiários tenham decifrado os melhores caminhos para transmitir as mensagens que querem transmitir aos seus alunos. São solicitadas actividades extra-curriculares sem que os estagiários conheçam as necessidades da escola em que se encontram e dos respestivos docentes e discentes.
Uma imensidão de trabalhos que, sendo trabalhosos para professores no activo, são muito complicados para os estagiários. Por isso os estagiários sentem que trabalham demasiado.
E você?
Sente hoje que trabalhou demasiado no seu ano de estágio?
Mais do que o necessário?
Mais do que o aceitável?
E quem o ajudou a ultrapassar as maiores dificuldades?
Talvez você também possa agora ajudar os estagiários da sua escola a ultrapassar as suas principais dificuldades...
Para reflectirmos...

Sem comentários:

Enviar um comentário